Interessante. Eu mesmo não me interesso mais por minecraft e não sei como é o atual pessoal do servidor. Mas posso compartilhar algumas coisas que aprendi no meu próprio servidor.
1. Pode recrutar amigo?
Acredito que você está certo em recrutar seus amigos para compor uma nova equipe. A comunicação é melhor e eles tendem a ser mais sinceros, tantos nos erros quanto nos acertos. Não sei se eles têm experiência como moderadores ou não mas isso é completamente desnecessário se você analisar o servidor pelo tamanho, nesse caso, ter amigos mesmo que inexperientes é vantajoso, eles com certeza vão se esforçar mais por que não querem te deixar na mão.
2. Panelas e invulnerabilidade
Aqui surge um ponto controverso. Com certeza nós vemos as atitudes dos nossos amigos com outros olhos, é algo completamente natural e incontrolável. Uma atitude meio memes que seu amigo comete é algo a se conversar, agora uma atitude que seu "inimigo" comete, é algo a se criticar e nós fazemos isso meio que inconscientemente mesmo que tentemos negar. Mas como lidamos com essas atitudes? Flexibilidade, sendo mais permissivo com TODOS. Eu não sei como você gerencia as pessoas e se da certo ou não alokura, então o que eu posso dizer é o que deu certo para mim.
Quando eu entrei na moderação, tinha uns 200 players no pixelmon e 4 staffers. Digamos que eu limpei o servidor dos hacks, dos 200 uns 50 eu bani e continuei banindo ao longo do tempo. Isso se repetiu ao longo de um mês e meio dps eu era admin. Como administrador eu comecei a mudar, enquanto deixava os novos moderadores que eu recrutei fazer o que eu fazia, comecei a conhecer melhor os jogadores de todas as áreas, fui de uma máquina de banimento para um admin que todo mundo gostava. Nesse ponto, eu comecei a criar a abordagem de só conversar com os jogadores. Um exemplo: tinha muito flood no chat do pixelmon, daí eu via um cara flodando, eu dava tp, começava conversar com ele de coisa de pokemon, como conseguir items e etc. Logo aparecia outro floodando e eu reclamava com esse cara que eu passei a conversar "pô chatão o cara floodando, n tamo conseguindo conversar direito". Daí o cara nunca mais floodava o chat. O que aconteceu foi que eu fiz o cara refletir sozinho sobre o que ele tinha feito e n precisei julgar, banir, mutar e no final o cara ainda me respeitava como um bom staffer e mesmo que isso não fosse certo do ponto de vista das regras, jamais mudaria minha atitude. Isso se repetiu da ultima vez que voltei a staff, de 10-20 players no servidor, conseguimos chegar a 50.
Bom, essa ultima parte foi mais para os novos staffers. Lembrem-se, a abordagem que você tem define pelo que você vai ser lembrado e cobrado.
3. Cobrança
Gostaria de ver a direção realmente passando o bastão para alguém. Acho que seria incrível ver alguém podendo fazer mudanças realmente significativas no servidor. Mesmo que não deem o console, é muito fácil criar um clone do servidor ,deixar alguém implementar coisas nesse clone e se ficar bom implementar no dedicado. Acho que se tem alguém que tem disposição e dedicação para fazer mudanças, pois então que faça. Eu sei, é difícil confiar em alguém para isso, mas gente, se o cara ta 1-2 anos te ajudando por boa vontade, que mal faria dar esse voto de confiança? Enfim, boa sorte aí, sinceramente espero que dê tudo certo e acredito sim que você e sua equipe vão fazer um bom trabalho.